No atual contexto COVID-19, as viagens para todos os países da área de jurisdição desta Embaixada (Tailândia, Malásia, Vietname, Camboja, Laos e Myanmar) estão sujeitas a autorização prévia, que deve ser solicitada junto das Embaixadas destes países acreditadas em Portugal. 

O pedido de autorização para viajar deve ser devidamente fundamentado e as viagens de turismo não são, em principio, autorizadas. Os requisitos variam de país para país e de acordo com as circunstâncias, pelo que os portugueses interessados devem em primeiro lugar contactar as embaixadas daqueles países. Contudo, existem denominadores comuns a todos, como por exemplo a obrigatoriedade de possuir teste COVID-19 e de fazer quarentena à entrada no país. Todos estes países têm em vigor medidas de combate a pandemia muito restritas. 

As condições de circulação interna nestes países dependem também de diversos fatores relacionados com a pandemia. O mesmo se aplica ao funcionamento de estabelecimentos comerciais e de lazer. Por esta razao, é importante os viajantes informarem-se junto das missões diplomáticas e consulares dos paises para onde pretendem viajar. 

O uso de máscara fora de casa é obrigatória. Os viajantes devem ter cuidado para evitar proximidade com outras pessoas e estar preparados para medir a temperatura sempre que entram em qualquer estabelecimento comercial. Em alguns locais, os visitantes devem fazer download de uma aplicacao de controlo de movimentos no seu telemóvel. 

Os visitantes devem respeitar todas as indicações das autoridades destes países para evitar multas ou outras penalizações. Devem também ter sempre presente que se encontram num país estrangeiro e, por esta razão, o respeito pelas regras e costumes locais é ainda mais importante, sobretudo na atual situação de pandemia.


Carlos Reino Antunes 
Deputy Head of Mission 
Embassy of Portugal in Bangkok 
Tel: + 66 2234 2123

  • Partilhe